Reus, Elsa

ESR5 Elsa Reus

Researcher
University of Münster
Osteoartrite do joelho é uma doença em que a cartilagem do joelho é gradualmente destruída, o que diminui o espaço protetor entre os ossos nesta articulação. Quando isto acontece, os ossos do joelho friccionam um contra o outro causando dor e a instabilidade do joelho.
Os principais objetivos no tratamento da osteoartrite do joelho são aliviar a dor e melhorar a mobilidade. Estudos têm mostrado um melhoramento destes sintomas quando a força (ou a carga) no joelho é reduzida e este é o nosso principal objetivo. No nosso estudo vamos usar diferentes dispositivos ortopédicos que aliviam a carga na zona do joelho afetada pela artrite.
Inicialmente, vamos pedir aos pacientes para se deslocarem ao nosso laboratório para realizarem uma analise do movimento enquanto usam, em aquisições distintas, palmilhas com inclinação lateral, uma joelheira rígida e uma ortótese nova do pé e tornozelo. Durante a primeira visita iremos comparar o efeito imediato a nível biomecânico dos diferentes tratamentos.
Após a primeira análise do movimento é dada aos pacientes a ortótese do pé e tornozelo e ser-lhes-á pedido que a usem durante 6 semanas. Após este período ser-lhes-á pedido que voltem ao laboratório de movimento, para repetir a análise, de forma a investigar os efeitos a longo prazo da intervenção. A magnitude dos efeitos biomecânicos será comparada entre a primeira sessão e a sessão das 6 semanas. Este estudo deverá providenciar informação valiosa, sobre o efeito biomecânico imediato dos diferentes tratamentos e a experiência e satisfação dos pacientes com o novo dispositivo testado.