Mannisi, Marco

ESR1 Marco Mannisi

Researcher
Glasgow Caledonian University
Osteoartrite do joelho é uma doença irreversível, caracterizada pela dor que contribui para instabilidade do joelho e reduz a capacidade funcional. Pessoas que desenvolvem osteoartrite do joelho são forçadas a reduzir a sua atividade física e a alterar o seu estilo de vida. Esta é uma doença muito comum que afeta mais de 9.5 milhões de pessoas em toda a Europa. A osteoartrite do joelho é tratada recorrendo a um vasto leque de terapias com eficácia limitada e variável. O principal problema é o facto da maior parte dos tratamentos seguirem diretrizes genéricas e que têm como objetivo principal aliviar os sintomas sem a manutenção ou restruturação da função da articulação.

O objetivo deste projeto é ir além desta limitação, investigando a eficácia imediata de diferentes tratamentos, em diferentes grupos de pessoas. Isto será possível usando modelos computacionais personalizados que recriam com precisão a anatomia e padrões de marcha de cada indivíduo. Esta tecnologia inovadora irá permitir simular o efeito imediato dos tratamentos selecionados para cada pessoa. Vai ser possível perceber o que acontece dentro da articulação, durante a execução das atividades diárias dos pacientes e que geralmente lhes causam muita dor quando estes as executam.
Os resultados deste projeto poderão lançar as bases para a criação de uma ferramenta que permita, por um lado, apoiar os profissionais de saúde no processo de tomada de decisão e, por outro lado, ser utilizada para avaliar a eficácia de diferentes tratamentos.